quinta-feira, 24 de março de 2016

Berimbau é ícone da arte musical dos descendentes afro-brasileiros.

O BERIMBAU PRODUZ UM SOM MUSICAL QUE EXPRESSA A LIBERDADE CORPORAL DENTRO DE UMA RODA DE CAPOEIRA.A


                                                                                                    componentes de um berimbau






A música no blog este espaço especial destinado à cultura abre as portas para analisar o berimbau. Um instrumento de origem africana, ainda que existam controvérsias entre os historiadores quanto as sua origem, mas tudo indica para o continente africano. 

É ele que determina o ritmo das músicas nas rodas de capoeira. Sua influencia é ampla em outros gêneros musicais. O vocábulo “Berimbau” origina-se do termo quimbundo mbirimbau. "Urucungo" origina-se do termo quimbundo ri'kungu, que significa "cova". É uma referência à cavidade do berimbau.
A música como arte universal inclui múltiplos instrumentos traduzindo o som das nações e suas culturas. A música brasileira de raiz representa este composto de muitas misturas de povos vindo de outros continentes formando uma miscigenação rica em peculiaridades, artísticas, especialmente a musica como identificadoras dos sons e também sua origem de afro-brasileira.

O som retirado do berimbau nos leva a fazer viajar a partes do imenso continente africana, especificamente de Angola. Foi de lá onde os nossos irmãos angolanos quando vieram para o Brasil como escravos trouxeram em suas bagagens o berimbau, este instrumento musical de cordas para marcar o ritmo sonoro da capoeira. Os escravos conseguiram manter a viva a sua cultura africana, em terras brasileiras. Também em meio as perseguições foram ousados em disseminar esta arte para todo o país, até os dias atuais. O som da capoeira extraído do berimbau é uma arte que somente os africanos e seus descendentes sabem executar com perfeição. Entretanto, os brasileiros ao longo dos anos assimilaram com facilidade esta dança acrobática que faz a animação, a união e a preservação de uma cultura nas rodas de capoeira. Atualmente existe vigorosamente em muitas das cidades brasileiras.Representa uma verdadeira expressão de liberdade para todos que praticam a capoeira ao som de uma música retirada de um berimbau.   

Ressaltando que no período da escravidão era proibido aos escravos tocarem o berimbau para praticarem a dança da capoeira. Somente podiam tocar dançar e lutar nas senzalas em dia de festa. Eles faziam suas exibições escandidas.  Quando flagrados sofriam punições severas através do capitão do mato, escravo também, mas perseguia,maltratava seus coirmãos a mando do senhor de engenho.         O berimbau um rico instrumento onde o tocador hábil pode tirar praticamente todos os sons e ritmos musicais. Para o som que marca o compasso da capoeira, ou para ritmar qualquer música popular, clássica e até mesmo a erudita.

Este instrumento é fabricado de corda utilizado para fazer percussão na capoeira. Tem formato de arco e uma vara de madeira, possui comprimento aproximado de 1,20 m a 1,60 m, e um fio de aço, preso nas extremidades da vara. Em uma das extremidades do arco é fixada uma cabaça que tem a função de expandir o somo berimbau é um instrumento rico em detalhes para produzir uma sofisticada batida ritmada.

Para tocar o berimbau é preciso dominar com precisão os seus sete componentes fundamentais, obtendo assim um ritmo de qualidade. É um instrumento que parecer ser simples para causar um som de qualidade, mas é necessário conhecer sua estrutura complexa e ter o domínio de cada item.
01-Baqueta é uma espécie de vareta de madeira, que mede entre 30 e 40 cm, é batida contra a corda para emitir o som do berimbau.
02-Dobrão é uma moeda que circulou no Brasil no Reinado de Doam VI. Geralmente hoje muitos artistas do berimbau usa uma pedra pequena e trabalhada.   Ela é segurada entre o polegar e o indicador da mão esquerda e faz variar as notas emitidas pelo berimbau, dependendo da pressão que faz na corda.
03-Cabaça é fruto seco e limpo da cabaceira, árvore comum do Nordeste brasileiro. Em outras regiões do Brasil é conhecido como prorrogo e outras denominações.  Possui o formato de uma cuia e funciona como caixa de ressonância.
04-Verga é o arco, com cerca de 1,60 m de comprimento, é feito geralmente do caule de um arbusto chamado biriba, comum no Nordeste do Brasil.
 05-Corda normalmente é um fio de arame de aço bem esticado. Os mais usados são de pneus radiais, mas pode utilizar outros que seja resistente e produza um som de qualidade.
 06- Amarração da cabaça para se produzir um som de qualidade é fundamental um fio prender esta cabaça à encurvada auxiliando a passar o som emitido através deste fio preso de ponta a outra.
 07- Caxixe é um pequeno chocalho cheio de pedrinhas para facilitar a marcação do ritmo da luta da capoeira.

Portanto, no mundo da musica não existe instrumentos excluídos pelo contrário; todos podem fazer um som sincronizado deixando qualquer gênero musical perfeitamente compassado e gostoso de ouvir. O berimbau não se restringe exclusivamente ao uso da capoeira, mas abre inúmeras possibilidades de acompanhamento em todos os estilos músicas. Sendo assim, o berimbau abre caminho para os novos compositores adeptos deste ritmo, criarem novas modalidades e incluir o berimbau em suas novas composições Fazer nascerem belas músicas genuinamente brasileiras, mas, sobretudo jamais perder a essência histórica deste instrumento que é um ícone da musica de raiz.  Agora vamos ouvir este som maravilhoso de um legitimo berimbau marcando a ginga e a sincronização de uma belíssima roda de capoeira.

Fonte:http://www.analiseagora.com/2014/12/berimbau-e-icone-da-arte-musical-dos.html?spref=fb


Nenhum comentário:

Postar um comentário